Inauguração na nova sede da Capitania dos Portos do Ceará

Fonte: Marinha do Brasil - Sugestão Plano Brasil

A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), uma das mais antigas Organizações da Marinha do Brasil, inaugurou sua nova sede no dia 14 de janeiro, em cerimônia que contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos; do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas; do Diretor de Portos e Costas; Vice-Almirante Paulo Jose Rodrigues de Carvalho; do Professor Francisco José Pinheiro (na época, Governador em Exercício do Estado do Ceará); entre outros.

A nova sede da CPCE possui amplas instalações com circuito interno de TV, mobiliário novo e dispõe de espaços funcionais que lhe permite atender a todas as necessidades do público externo, bem como de seus militares e servidores civis.

Subordinada ao Comando do 3° Distrito Naval, a CPCE é uma Capitania de 1ª classe e é responsável, no Estado do Ceará, pela segurança do tráfego aquaviário, pela salvaguarda da vida humana no mar e pela prevenção da poluição hídrica. Contribui para a orientação, coordenação, e controle das atividades concernentes à Marinha Mercante e organizações correlatas.

Com relação ao preparo e qualificação de pessoal aquaviário e portuário, responde pelo planejamento, coordenação e aplicação dos cursos do Ensino Profissional Marítimo. Para o adequado cumprimento de suas funções, conta com uma Agência subordinada, no município de Camocim.

O Ceará, Estado com uma grande vocação marítima e posição geográfica privilegiada, recebe, no Porto de Mucuripe e no Terminal Portuário de Pecém, uma considerável parcela dos navios responsáveis pelo Comércio Marítimo Brasileiro. Essa posição estratégica e essa vocação marítima fazem com que a demanda pelos serviços prestados pela Capitania aumente cada vez mais. Foi sob esse enfoque que a Marinha, visando atender com melhor qualidade e mais presteza a Comunidade Marítima, parcela tão importante de nossa Sociedade, começou a buscar alternativas de locais que lhe permitissem espaço para a CPCE melhor gerir sua administração.

Dessa forma, no dia 28 de março de 2006 é assinado um Contrato de Permuta com o Governo do Estado do Ceará que permitiria a construção das novas instalações da CPCE, em terreno de propriedade da União, sob responsabilidade daquela Capitania.

A CPCE foi criada pelo Decreto nº 1.944, de 11 de Julho de 1857 de Sua Majestade o Imperador Dom Pedro II, tendo iniciado suas atividades no prédio localizado entre as Avenidas Pessoa Anta e Alberto Nepomuceno.

Em 1900 mudou de endereço, fato que se repetiu mais quatro vezes até à conclusão da obra da atual sede, situada à rua Dragão do Mar 160, na praia de Iracema, cuja construção foi iniciada em 9 de janeiro de 1956 e a inauguração ocorreu em 29 de outubro de 1958. Nessa última sede permaneceu até os dias atuais.

Autoridades presentes à inauguração da nova sede da Capitania dos Portos do Ceará