França lança míssil M51 a partir de submarino

Da EFE - Via:G1

A França testou hoje com sucesso o lançamento de um míssil M51 de nova geração a partir de um submarino, o que permite em embarcações submersas o uso dessa arma, que pode conter ogivas nucleares, informou o Ministério da Defesa francês.

O teste foi realizado a partir do submarino "Le Terrible", nas águas da baía atlântica de Finisterre, com um M51 sem carga atômica e após três testes de lançamento do míssil a partir do solo.

O êxito do teste "marca uma etapa importante na modernização e adaptação do dispositivo de dissuasão da França em estrito respeito aos compromissos internacionais", ressaltou o Ministério da Defesa em comunicado.

A França espera substituir neste ano os M45, que equipam seus submarinos, por unidades de M51, um míssil mais potente e capaz de atingir alvos mais distantes, de até 8 mil quilômetros.

Cada submarino pode ser equipado com até seis cabeças que podem ser dirigidas a outros tantos alvos.

Com 12 metros de altura e 50 toneladas de peso, o míssil precisa de condições particulares para o lançamento, o que exigiu várias adaptações em "Le Terrible".

Segundo diversas fontes, o míssil foi lançado em direção a águas do Canadá ou do Brasil, o que não foi confirmado pelo ministério.

O M51 é capaz de atingir uma velocidade de quase 20 mil quilômetros por hora, por isso pode atravessar o Atlântico em menos de 15 minutos.