Rússia iguala EUA em caças de 5ª geração

Fontes: Jornal de Notícias (Portugal) / jornalfloripa.com.br / BNSA - Via: Aviation News


Novo caça russo chega para competir com os modelos ocidentais
O Sukhoi T-50 foi filmado pela primeira vez nesta sexta-feira em um voo de 45 minutos.




Vídeo oficial da Sukhoi do primeiro voo do T-50 PAK, protótipo da Força Aérea da Rússia, em 29 de janeiro de 2009, no Extremo Oriente do país.

O caça furtivo de quinta geração - apelidado por alguns como o "Flaptor", tem semelhanças tanto com o Lockheed Martin F-22 quanto com o Northrop Grumman/McDonnell Douglas YF-23.


Claramente os projetos tem a mesma genese acima o PAK-FA e abaixo o Su-27

"Todas as tarefas planejadas para o primeiro voo foram realizadas com êxito", declarou Olga Kaiukova, porta-voz do grupo aeronáutico Sukhoi.

A Rússia começou a desenvolver o projeto de construção e desenvolvimento do caça de quinta geração nos anos 90.


Russia's 5th generation fighter (photo : sicqnus)

O novo aparelho poderá realizar missões de 24 horas ao dia e em quaisquer condições meteorológicas e será capaz de cobrir longas distâncias a velocidade supersônica. O caça está equipado com uma estação ultra-moderna de navegação e um sistema eficaz automatizado de defesa.

Mikhail Pogossian, diretor da empresa Sukhoi, considerou o primeiro voo do caça como um grande êxito da ciência russa, acrescentando que este programa irá ser desenvolvido em parceria com a Índia.

"Estou convencido de que o nosso projeto conjunto ultrapassará os análogos ocidentais segundo o critério 'preço-eficácia'", afirmou.


Esquemas ilustrativos do PAK-FA

Como pode ser visto no detalhe da imagem, o avião possui dois acompartimentos internos de armas, e um detalhe interessante é que ele não tem canards instalados. Entretanto ao que parece o PAK-FA possui parte do bordo de ataque da asa composto de LERXS móveis.

O vice-ministro da Defesa da Rússia, Vladimir Popovkin, informara anteriormente que as Forças Armadas russas começarão a receber esses aparelhos em 2015.


Os Estados Unidos são, por enquanto, o único país que possui caças de quinta geração (F-22).