Cães pequenos descendem de lobos cinzentos que viveram no oriente médio


Todos os cães de pequeno porte podem descender de alcatéias de lobos cinzentos que perambulavam pelas planícies do Oriente Médio, há mais de 12.000 anos atrás.

Um novo estudo genético, traçou um gene chamado IGF1, que determina o tamanho pequeno dos cães, e remete aos primeiros lobos cinzentos domésticados, que viveram nesta área.

Melissa Gray e Robert Wayne, da Universidade da Califórnia, lideraram uma equipe de pesquisadores que examinaram uma grande amostra de populações de lobos cinzentos.

Ela disse: "A mutação para o corpo de tamanho pequeno é posterior a domesticação dos cães". "No entanto, porque todos os cães pequenos possuem esta variante do IGF1, provavelmente ela surgiu no início de sua história".

"Nossos resultados mostram que a versão do gene IGF1 encontrada em cães de pequeno porte está intimamente relacionada com a encontrada em lobos do Oriente Médio e é consistente com uma origem antiga dos pequenos cães domésticos na região ".

Seus resultados foram publicados no open-source jornal BMC Biology.

Anteriormente o trabalho arqueológico no Oriente Médio, desenterrou os restos mortais de pequenos cães domésticos que datavam de 12.000 anos atrás.

Sítios na Bélgica, Alemanha e Rússia ocidental continham restos mais antigos, de 13.000 a 31.000 anos atrás, mas eram de cães maiores.

Estes resultados apoiam a hipótese apresentada por Gray e seus colegas de que o tamanho pequeno do corpo evoluiu no Oriente Médio. A redução no tamanho do corpo é uma característica comum de domesticação, e tem sido vista em outros animais domésticos, incluindo bovinos, suínos e cabras.

De acordo com Gray, "o pequeno porte poderia ter sido mais desejável em sociedades agrícolas mais densamente povoadas, nas quais os cães podem ter vivido em parte no interior das casas ou em espaços confinados ao ar livre".

Tradução: Carlos de Castro

Fonte: Daily Mail - Arquivo do Insolito