Acima: O caça F/A-18E Super Hornet é o principal jato de combate da marinha dos Estados Unidos nesse início de século. Assim como o Gripen NG, o Super Hornet é uma versão bastante melhorada de uma aéronave que já existia.

Jobim diz que americanos ainda estão na disputa dos caças

Agência Estado - Jornal do Comércio

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou ao secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, que o governo brasileiro ainda não definiu de quem comprará os caças para a Força Aérea, deixando claro que existe a possibilidade de o escolhido ser o modelo F-18, da americana Boeing. A afirmação foi dada durante encontro dos dois hoje em Washington, horas antes de o ministro embarcar para Cuba.

A favorita na disputa é a francesa Rafale, que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O sueco Gripen NG também participa da concorrência. A definição deve sair em cerca de um mês, segundo Jobim, sabendo das críticas feitas ao governo pela demora para a tomada de uma decisão.

"Como percebi que ele estava constrangido, decidi abordar o assunto. Disse que estamos em processo de análise para definir de quem compraremos. Terei 20 dias para estudar as propostas e enviar para o presidente o meu parecer. Em seguida, ele consultará o conselho de segurança nacional antes de tomar uma decisão", afirmou o ministro brasileiro.

Segundo Jobim, um dos temas que devem influenciar na decisão é a transferência de tecnologia. "Os EUA disseram que pretendem fazer transferências relevantes com a tecnologia necessária. Como sou jurista, gosto de entender o que seriam estes adjetivos", disse, ironizando uma suposta falta de clareza na proposta americana. Na entrevista, o ministro ressaltou que Lula pode ter uma "predileção política" pela França, mas que a decisão será técnica.