Governadores querem criação de empresa aérea exclusiva do Nordeste

Fonte: Brasilturis - Via Aviation News

A nova empresa - sede em Caruaru (Pernambuco) - já conta com frota de quatro aviões e tem o lema 'Unindo o Nordeste'.

Uma ação conjunta, possibilitando a definição de um assunto que continua se arrastando há um bom tempo. Todos sabem das dificuldades de interligação aérea entre cidades dos estados da região Nordeste, assunto que foi pauta, inclusive, de uma recente posição da Sudene com a proposta de bancar boa parte de um projeto, que embasaria empresas já existentes – como as regionais de maior porte - mas que continuou se arrastando entre os aspectos políticos e administrativos no governo federal.

Desde a reunião em Maceió durante o Nordeste Invest do ano passado, quando lá esteve o ministro da Defesa, Nelson Jobim e em seguida, da reunião em Montes Claros (MG) com governadores do Nordeste e autoridades federais, o assunto não saiu do protocolo das gavetas. Parecia até estar caindo no esquecimento.

Pois agora o tema volta sob nova proposta, como foi apresentado na reunião da semana da CTI (Comissão de Turismo Integrado), com os governos dos nove estados nordestinos dispostos à concessão de benefícios fiscais para que a NOAR atue exclusivamente na região, como informa o secretário de turismo do Piauí, Silvio Leite. “Os governadores do Nordeste estarão reunidos com a direção da NOAR para propor que ela seja a empresa de avião do Nordeste. Já há quatro aeronaves compradas. São aviões com 19 lugares”.

De acordo com o secretário, a intenção dos governos nordestinos é fazer com a NOAR o mesmo de Minas Gerais com a Trip e por São Paulo com a Passaredo. “Vamos reduzir os impostos do combustível e trabalhar com o sistema de promoção para cada assento vendido”.

A NOAR tem sede jurídica em Caruaru, em Pernambuco e tem como objetivo voos entre cidades com distância de até 400 quilômetros. A idéia da empresa, e dos governos nordestinos, é que a Noar ligue as capitais do Nordeste a cidades de pequeno e médio portes como Parnaíba (Piauí), Campina Grande (Paraíba), Caruaru (Pernambuco), Arapiraca (Alagoas) e Sobral (Ceará).