Ministra do Trabalho de Portugal em Fortaleza para reunião da CPLP

A ministra portuguesa do Trabalho e Solidariedade Social , Helena André, participa, hoje e amanhã, em Fortaleza, capital do Estado brasileiro do Ceará, na X Reunião dos Ministros do Trabalho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP.

Na reunião serão debatidos os impactos da crise mundial nos sectores do trabalho e previdência, a cooperação nas áreas da qualificação e do emprego, os indicadores do mercado de trabalho e economia informal, e a cooperação Sul-Sul. Estão previstas ainda visitas técnicas a programas sociais.

O encontro pretende discutir programas de cooperação em matéria de políticas públicas de emprego, no âmbito da comunidade e fortalecer o diálogo entre os Estados.

Na reunião precedente, realizada o ano passado, em Óbidos, Portugal, os países da CPLP aprovaram uma proposta para intensificar negociações bilaterais com vista à conclusão de um acordo multilateral na área da previdência social. O objectivo é que todos os trabalhadores emigrantes possam contar o tempo de contribuição para fins de aposentadoria, independentemente de estarem ou trabalharem num ou noutro país membro da CPLP.

Para acompanhar o Encontro, desloca-se hoje a Fortaleza o embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro.