Imagem retocada do MiG-29 com a insígnia da Força Aérea do Líbano


O Líbano agradece os MiG-29 que receberá de graça da Rússia, mas ao invés disso quer helicópteros

O Líbano está agradecendo à Rússia pelos caças MiG-29, os quais a Rússia prometeu doar para o país como um presente. No entanto, oficiais libaneses não tem idéia de onde o país precisaria deles. O Líbano está tentando descobrir uma forma da Rússia trocar os caças por algum outro tipo de aeronave.

O Presidente do Líbano Michel Suleiman, que esteve vistando a Rússia, disse que o Líbano poderia avaliar essa oportunidade téccnica para compreender como poderia utilizar os caças e decidir se os pilotos e engenheiros estariam prontos para operarem essas aeronaves russa.

A Rússia havia anunciado a intenção de entregar dez caças MiG-29 para o Líbano sem custo algum em dezembro de 2008. Teria sido dito que esses caças chegarian ao país em 2010. Um caça MiG-29 custa aproximadamente US$ 30 milhões, o que avaliaria o presente em cerca de US$300 milhões.

O presidente libanês declarou que a iniciativa da Rússia mostrou uma influência positiva das forças armadas libanesas contra o embargo oficial que ocorre nos bastidores referente ao envio de novos equipamentos militares para o Líbano.

“Comitês especial dos dois países estão analisando o assunto da entrega dessa aeronaves e decidirão se eles são mesmo necessários no Líbano,” tdisse o presidente libanês.

A Rússia e o Líbano também estão tentando ver uma oportunidade de substituir os caças MiG-29 por outros equipamentos.

O Líbano estaria considerando a possibilidade de receber outras aeronaves ou helicópteros como alternativa. “Nós precisamos de helicópteros”, disse Michel Suleiman.

Fonte: Pravda – Tradução e Adaptação do texto: Cavok