Restos de aeronave japonesa encontrados em Bataan

Fonte: Manila Bulletin - Via: Sala de Guerra

Os destroços de um caça japonês da Segunda Guerra Mundial e os restos mortais de seu piloto, que se engajou em um histórico combate aéreo com um aviador norte-americano, foram encontrados acidentalmente em uma área florestal de Bataan, nas Filipinas.

Os restos do Sargento Toshishada Kurusawa e os destroços do seu Nakajima Ki-27 foram encontrados por uma expedição nipo-americana liderada pelo americano Spike Nasmyth. Ele iniciou o projeto, chamado “Grande Descoberta”, em 2006.

O grupo estava, na verdade, procurando os restos do Segundo-Tenente Earl Stone, piloto americano que foi morto num combate contra aeronaves japonesas em 9 de fevereiro de 1942. Ao invés disso, encontraram os destroços do avião japonês, seguidos pelos restos de Kurusawa.

Noel Duero, um voluntário, disse que eles conseguiram localizar os restos do avião japonês, juntamente com Kurusawa, parcialmente enterrados no topo do Monte Tarak.

Nasmyth disse que a descoberta certamente vai impactar a história da Segunda Guerra. Antes era considerado impossível recuperar as duas aeronaves envolvidas no famoso e mortal combate acontecido no auge da guerra no Pacífico.


Há muitos livros escritos sobre aquela história... mas todos dizem a mesma coisa: Não foram encontrados restos de Earl Stone ou seu avião. Agora, estamos reescrevendo esses livros; podemos dizer agora: encontramos. É uma grande descoberta”, disse Nasmyth.

Ele admitiu à imprensa que a descoberta do avião japonês foi acidental, já que estavam procurando a aeronave americana que foi abaixo em chamas após uma grande explosão no ar.

Não procurávamos pelo avião japonês, então pensamos ter encontrado o de Earl Stone; ficamos surpresos ao encontrar um motor radial diferente do tipo usado pelos americanos”, disse.

Os parentes do piloto japonês ficaram muito aliviados em recuperar os restos de Kurusawa e disseram que sua viagem desde Hokkaido, Japão, valeu muito a pena.