https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgj0yFku7aJO_ZsaIO6MkM18H0OPG4fkjy0ZV_SnB3wm7bgWhIwZNkx4ifu6jBHCDw_5IIp4UXp3XX9cMbMkupxyTZt4H5ANSnyfdnuJcC6St1LCoPYThr3R8GppO1r17TZvYxIzGDipmM0/s400/F-16_Fighting_Falcon.jpg

Crise obriga Romênia a comprar caças de segunda mão

A crise econômica obrigou a Romênia a modernizar sua Força Aérea com caças F-16 de segunda mão, o que permitirá ao país economizar dinheiro para sanear as contas públicas.

Nesta terça-feira, a imprensa romena informou que o Conselho Nacional de Defesa (CSAT) aprovou a compra de 24 caças F-16 usados por aproximadamente US$ 800 milhões. A aquisição de modelos novos do mesmo avião custaria cerca de quatro vezes mais.

"A Romênia não dispõe dos recursos financeiros necessários para comprar aviões novos", explicou a Presidência em nota sobre os caças que comprados para substituir os antiquados Mig-21 de fabricação soviética.

Para que a compra seja efetivada, o Parlamento ainda terá que ratificar a decisão do CSAT.

Segundo a agência "Mediafax", um dos potenciais vendedores são os Estados Unidos, já que a Romênia já conversou com os americanos sobre a possível compra de uma pequena frota de caças de segunda mão.

Da Agencia EFE