Chega a 39 o número de mortos em ataque terrorista ao metrô na Rússia

Duplo atentado suicida ocorreu nesta segunda (29) em Moscou.
País considera 'pista estrangeira' em investigação.

O número de mortos causado pelo duplo atentado suicida, ocorrido nesta segunda-feira (29), no metrô de Moscou, capital da Rússia, chegou a 39, declarou o chefe do departamento de Saúde de Moscou, Andrei Seltsovsky, citado pelas agências France Presse e Associated Press.


Segundo Seltsovsky, uma mulher que estava gravemente ferida morreu em um hospital da capital. Cinco pessoas, das 71 que foram hospitalizadas, estão em estado grave.

O chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov, disse na noite desta segunda-feira (29) que está sendo considerada uma "pista estrangeira" na investigação do ataque.

Leia mais notícias sobre os atentados em Moscou

Foto: AP

Policial com cães patrulha a estação russa de Lubyanka, palco de uma das explosões da véspera, nesta terça-feira (30) em Moscou. (Foto: AP)

"Não descarto, não podemos descartar pista nenhuma", disse Lavrov, que está no Canadá. "Todos sabemos muito bem que há terroristas clandestinos muito ativos na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão."

"Sabemos que vários atentados são preparados ali, para ser cometidos não só no Afeganistão, mas também em outros países. Algumas vezes, esses itinerários vão até o Cáucaso", disse o chanceler.


Lavrov não mencionou a rede terrorista da al- Qaeda, mas disse que as suicidas têm ligações com militantes na fronteira afegã-paquistanesa, onde militantes da al-Qaeda e combatentes do Talibã estão presentes.

Mais cedo, o presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, prometeu "achar e destruir" os responsáveis pelos ataques. "Eles são simplesmente animais", disse Medvedev, depois de colocar flores na plataforma em uma das estações de metrô atacadas.

Veja fotos dos ataques

Foto: AFP

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, deposita flores em homenagem às vítimas dos atentados no metrô nesta segunda-feira (29). (Foto: AFP)