F-16 Block 52 Paquistanês em voo

Paquistão começa a negociar mais um lote de 14 caças F-16 com os EUA

A Força Aérea do Paquistão (PAF) começará a receber um lote de 18 das mais recentes versões do caça F-16 equipados com sistemas de mísseis de BVR (Beyond Visual Range) a partir de junho desse ano, informoi o Chefe da Força Aérea Rao Qamar Suleman no sábado.

Relatando aos jornalistas presentes no exercício High Mark-2010 da Força Aérea do Paquistão, juntamente com as forças do Exército e da Marinha paquistanesa, o chefe da força aérea disse que as entregas da aeronaves para o Paquistão deverão ser finalizadas no final de 2010.

Ele informou que além dos 18 caças F-16C Block 52, o Paquistão também está negociando um lote adicional de 14 aeronaves da mesma versão, além de novos equipamentos eletrônicos e armas.

“Nossa lista de desejos é interminavel, mas nós estamos procedendo com uma aproximação realista,” ele disse, adicionando que o caça JF-17 Thunder, o qual foi desenvolvido com a ajuda da China, vem produzindo muito mais resultados do que se esperava.

Ele disse que o lote existente de F-16 no inventário da Força Aérea do Paquistão deverá ser modernizado para o padrão Block 52 na Turquia e que o projeto deverá ser finalizado em 2014.

Quando sua atenção foi atraída para a doutrina indiana de realizar ataques cirúrgicos, na esteira dos ataques de Mumbai, o chefe da Força Aérea do Paquistão disse que a força aérea tem que imediatamente desenvolver uma estratégia para conter essa ameaça.

“Nosso tempo de resposta durante situações de alerta é de 2 a 6 minutos para colocar a aeronave em voo,” ele disse, adicionando que conhecendo a capacidade da Força Aérea do Paquistão, o adversário não se atreverá de dar um passo no sentido de atacar o Paquistão.

Ele disse que a Força Aérea do paquistão já vem utilizando a tecnologia de veículos aéreos não tripulados (UAV) para reconhecimento, enquanto necessita urgentemente de veículos aéreos não tripulados armados.

Fonte: Daily Times – Texto: Cavok