Com pancada de chuva e emoção de volta, Button vence o GP da Austrália

Inglês troca pneus na hora certa e conta com a sorte após abandono de Vettel. Kubica resiste a ataques e chega em segundo, à frente de Massa

Após a monótona corrida no Bahrein, com uma procissão que irritou pilotos e torcedores, a Fórmula 1 precisava de uma chacoalhada na Austrália. E foi uma pancada de chuva dez minutos antes da largada que desencadeou uma das provas mais animadas dos últimos tempos na categoria. Quando o pole Sebastian Vettel passou reto na curva e abandonou na 25ª volta, o atual campeão tomou as rédeas em Melbourne. Primeiro a apostar nos pneus para pista seca, Jenson Button assumiu a ponta e conduziu sua McLaren até a bandeirada do ator John Travolta, vencendo pela primeira vez desde o GP da Turquia no ano passado, há nove meses.

Atrás de Button veio um heroico Robert Kubica. O polonês da Renault segurou a pressão do inglês Lewis Hamilton durante a maior parte da prova e terminou em segundo. O brasileiro Felipe Massa completou o pódio e assegurou o melhor início de temporada da carreira, com o segundo lugar no Bahrein e o terceiro na Austrália. Para chegar lá, ele resistiu ao fogo amigo do companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, que rodou na largada e caiu para último, mas fez uma excelente corrida de recuperação para terminar em quarto.

Agência/Getty Image

Com sorte e competência, Jenson Button vence o GP da Austrália e encerra jejum de nove meses na F-1

O bicampeão mundial foi pressionado no fim por Hamilton, que acabou tocando Mark Webber, da RBR, e caiu para o sexto lugar. O quinto foi Nico Rosberg, que mais uma vez deixou para trás Michael Schumacher no duelo interno da Mercedes – o veterano de 41 anos chegou em décimo após trocar a asa de seu carro logo na primeira volta e sofrer para superar rivais mais lentos à sua frente. Rubens Barrichello, da Williams, cruzou a linha de chegada em oitavo, logo atrás do italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India. Atrás de Rubinho vieram Webber e Schumi, fechando a zona de pontuação.

Os brasileiros estreantes abandonaram mais uma vez. Com um problema hidráulico em seu Hispania, Bruno Senna parou na quarta volta. Lucas di Grassi, da VRT, resistiu até a 30ª, mas foi obrigado a recolher o carro aos boxes.

Chuva e confusão

Dez minutos antes da largada, uma chuva leve deixou toda a pista montada nas ruas do Albert Park molhada. As equipes foram forçadas a mudar para os pneus intermediários às pressas, no grid de largada. No momento da volta de apresentação, o asfalto estava muito escorregadio, o que dificultou muito a vida dos pilotos em Melbourne.

Na largada, Sebastian Vettel, pole position, manteve a ponta com muita facilidade, seguido por Felipe Massa, que saiu muito bem e ganhou três posições. Mark Webber caiu para terceiro, mais o maior prejudicado foi Fernando Alonso, que não tracionou bem e perdeu tempo. Para piorar, ele ainda tocou roda com o inglês Jenson Button no contorno da primeira curva. O espanhol rodou e caiu para a última posição.

Agência/EFE

Após ser tocado por Jenson Button, Fernando Alonso roda na primeira curva e perde muitas posições

Outra vítima da confusão da primeira curva foi o alemão Michael Schumacher, que teve sua asa dianteira danificada em um dos muitos toques no trecho. A Mercedes ordenou que o heptacampeão voltasse aos boxes para efetuar a troca da peça danificada. Ele foi parar na parte de trás do pelotão após o problema.

Ainda na primeira volta, pouco antes da curva Sports Centre, Kamui Kobayashi, da Sauber, acertou um pedaço de carro que estava na pista, perdeu o controle do carro e acertou em cheio a Williams de Nico Hulkenberg. O suíço Sebastien Buemi, da STR, também foi vítima no incidente ao ser colhido pelo carro do alemão. Os três saíram da corrida e provocaram a entrada do safety car, que ficou na pista até a quarta volta.

Pista seca e boxes decisivos

Após a relargada, Sebastian Vettel e Felipe Massa mantiveram as duas primeiras posições, enquanto Mark Webber era pressionado por Robert Kubica pela terceira posição. Atrás, Fernando Alonso começava sua corrida de recuperação e superava Timo Glock. Lewis Hamilton aproveitou um deslize de Jenson Button e superou o companheiro.

Após perder a posição, Button foi o primeiro a entrar nos boxes na sexta volta para colocar os pneus macios, para pista seca. Ele deu uma escapada na saída do pit stop, mas se manteve na pista e começou a andar mais rápido que os rivais. Duas passagens depois, quase todos os pilotos entraram para fazer o mesmo que o atual campeão do mundo.

A RBR chamou Sebastian Vettel para a troca apenas na volta seguinte e fez o alemão perder boa parte de sua vantagem. Contudo, o alemão se manteve na liderança, enquanto Mark Webber parava na 11ª para colocar pneus para seco. Na volta dos boxes, o australiano perdeu a quinta posição para Felipe Massa após dar uma escapada na primeira curva.

Hamilton, após voltar do pit stop, começava a recuperar terreno e superava o sétimo colocado Rubens Barrichello na 12ª volta. Ele colou em Webber, enquanto o australiano ainda estava com pneus frios. Mais atrás, Alonso continuava firme em sua recuperação. A vítima da vez era o compatriota Pedro de la Rosa, da Sauber, que era o nono.

Chuva volta, mas vai embora rápido

Na 14ª volta, já com todos os pilotos com pneus para pista seca, uma leve garoa voltou a cair no circuito, causando o desespero das equipes. Mas o asfalto continuava em boas condições e as disputas não cessavam. Na 15ª, Alonso superou Barrichello e ganhou a oitava posição, enquanto a ameaça de chuva era definitivamente descartada.

Na passagem seguinte, Mark Webber atacou Felipe Massa na primeira curva e fez a ultrapassagem, seguido por Lewis Hamilton. O inglês tentou superar o australiano na Sports Centre e os dois se tocaram. Ambos foram parar na caixa de brita, mas conseguiram voltar à corrida sem problemas. Após o retorno, o piloto da RBR começou a andar rápido e recuperar o tempo perdido.

Agência/Getty Image

Mark Webber e Lewis Hamilton dividem curva antes de se tocarem e saírem da pista no início da prova

Com a temperatura baixa do asfalto, Felipe Massa sofria com o equlíbrio de sua Ferrari. Na 22ª volta, o brasileiro saiu de traseira e permitiu o ataque de Lewis Hamilton, que o ultrapassou com facilidade. Com isso, Fernando Alonso colou na traseira do companheiro de equipe, não conseguiu superá-lo e perdeu a posição para Mark Webber.

Sem freio, Vettel roda

No fim da 26ª volta, Sebastian Vettel passou reto de forma estranha na curva Ascari, uma das últimas do circuito. Com o carro atolado na caixa de brita, o alemão acabou fora da corrida, por causa de problemas nos freios de seu RBR. A liderança caiu no colo de Jenson Button, que era um dos mais rápidos da pista. Kubica ficou com a segunda posição.

Uma volta depois, Hamilton ultrapassou Rosberg e foi à caça de Kubica pela segunda posição. Mas o polonês se mantinha à frente com bravura, segurando os ataques do inglês no fim da reta dos boxes de Melbourne. Na 33ª, alguns dos ponteiros optaram por trocar os pneus para tentar melhorar seus desempenhos. Mark Webber foi o primeiro, seguido por Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Com as paradas, Massa e Alonso subiram para o terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Webber e Hamilton se estranham

Na 37ª volta, Webber e Hamilton iniciaram mais um duelo, enquanto tentavam se aproximar das Ferraris. O inglês errou, foi superado pelo australiano, mas superou em seguida. Rob Smedley, engenheiro de Massa, mandava o brasileiro atacar Kubica, mas o brasileiro já estava com os pneus deteriorados, assim como o companheiro Alonso, em quarto.

A dez voltas do fim, Hamilton chegou em Alonso e iniciou um duelo contra seu maior rival na categoria. O espanhol sofria com a aderência de seus pneus, mas conseguia se manter à frente do inglês, que tentava a ultrapassagem em todos os finais de reta. Mas a turbulência da Ferrari atrapalhava muito o trabalho do campeão de 2008.

Agência/Reuters

Após ser superado no Bahrein, Massa segura a posição na frente de Alonso no GP da Austrália

Na penúltima volta, o inglês tentou mais uma vez, errou e teve a traseira acertada por Mark Webber. Os dois foram novamente para a caixa de brita, mas conseguiram retornar à pista. Hamilton caiu para sexto, enquanto o australiano teve de trocar o bico e voltou na nona posição. Na frente, com uma boa vantagem, Button recebia a bandeirada do ator John Travolta. Kubica ficou em segundo, seguido por Massa, que completou o pódio em terceiro.

Confira o resultado final do GP da Austrália:

Pos Piloto País Equipes Tempo
1 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 58 voltas em 1h33m36s531
2 Robert Kubica POL Renault a 12s034
3 Felipe Massa BRA Ferrari a 14s488
4 Fernando Alonso ESP Ferrari a 16s304
5 Nico Rosberg ALE Mercedes a 16s683
6 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 29s898
7 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes a 59s847
8 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth a 1m00s536
9 Mark Webber AUS RBR-Renault a 1m07s319
10 Michael Schumacher ALE Mercedes a 1m09s391
11 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari a 1m11s301
12 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari a 1m14s084
13 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth a 2 voltas
14 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth a 5 voltas
Não completaram
Timo Glock ALE VRT-Cosworth a 17 voltas/mecânico
Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth a 32 voltas/mecânico
Sebastian Vettel ALE RBR-Renault a 33 voltas/freio
Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes a 49 voltas/mecânico
Vitaly Petrov RUS Renault a 49 voltas/rodada
Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth a 54 voltas/hidráulico
Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari a 58 voltas/acidente
Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth a 58 voltas/acidente
Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari a 58 voltas/acidente
Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth a 58 voltas/não largou


Fonte: G1