https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFjNB8RA9-ChgAQ4qV8CzfVOZuEAaguzcH6c3vxNvrcSzorsbfjKynUZ8L-Kq7p2pLUDyLsbgwHBSBWlFy2KwZMLnFx8G22XIBWNeBXWi71mfmHhq48Lhy3VRhIRlkAahEf9lpBltmpXw/s320/Gripen.jpg
Saab veicula propaganda de caça na TV

A companhia sueca Saab, que disputa a licitação por um contrato bilionário para o fornecimento de 36 caças à Força Aérea do Brasil, veiculou na noite desta quarta-feira um comercial no intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo.

O anúncio dizia que "o Brasil vai produzir caças nacionais e exportá-los para todo o mundo", e mostrava o logotipo da empresa.

A estratégia de propaganda coincide com a vinda de uma delegação sueca, que chegou nesta terça-feira ao Brasil, encabeçada pelo rei Carl XVI Gustaf e a rainha Silvia, e na qual também está o ministro da Defesa Sten Tolgfors, além de vários empresários. Um deles é justamente Aake Svensson, presidente executivo da Saab. Svensson disse nesta quarta-feira que é muito difícil prever o resultado da licitação. "Sempre é uma decisão política", afirmou.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa afirmou que essa é uma "questão empresarial" que não tem nada a ver com a pasta, e que as outras empresas concorrentes também "estão em campanha" e publicaram anúncios em revista.

O avião Gripen da Saab disputa a licitação dos caças com o F18 da americana Boeing e o Rafale da francesa Dassault, favorito do governo brasileiro. Na semana passada o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que os caças da francesa Dassault têm vantagem sobre os outros dois do ponto de vista de transferência de tecnologia.
Segundo a assessoria do Ministério, Jobim está avaliando informações adicionais que foram solicitadas à Saab e deve entregar um relatório ao presidente Lula no mês de abril indicando sua sugestão.

Com agência EFE - Yahoo