Seul suspende busca submarina de marinheiros desaparecidos

As forças armadas da Coreia do Sul suspenderam devido ao mau tempo a busca submarina de 46 marinheiros desaparecidos na semana passada pelo afundamento misterioso de um navio militar, disseram autoridades nesta quarta-feira, um dia depois de um mergulhador da equipe de resgate.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Won Tae-jae, disse que os mergulhadores não poderiam descer até os destroços encontrados do navio Cheonan devido à possibilidade de chuva, ventos fortes e correntes intensas. Algumas partes do barco permanecem no Mar Amarelo perto da Ilha de Baengnyeong, no sul da fronteira marítima entre as duas Coreias.

Antes da suspensão, os mergulhadores chegaram até uma seção onde poderia haver marinheiros presos nas ferragens mas não escutaram sinais de vida, disse o Estado Maior. Tentaram na terça-feira passar por uma porta da parte dianteira mais houve poucos progressos, informou o contra-almirante Li Ki-sik.

Também na terça, um mergulhador de 53 anos de idade perdeu a consciência durante a operação e morreu, enquanto outro foi atendido por lesões.

Vários parentes dos marinheiros desaparecidos se reuniram em uma base naval no sul de Seul e entre prantos exigiram que as autoridades agilizem as manobras de resgate.

Na noite de sexta-feira uma explosão partiu o navio durante uma patrulha de rotina, de acordo com as autoridades. Logo foram resgatados 58 tripulantes, incluindo o capitão.

Entre as autoridades militares não se conhece a causa exata da explosão, enquanto funcionários dos Estados Unidos e da Coreiado Sul afirmam que não há evidências de participação da Coreia do Norte.

Fonte: O Globo