Pandur II (http://www.saorbats.com.ar)

Pandur II (http://www.saorbats.com.ar)

Os cortes orçamentais começam a fazer vítimas no Exército. Mais concretamente no programa Pandur com o recente pedido do Ministério da Defesa de adaptação de 10 das 240 unidades Pandur II de forma a poderem receber um canhão de 105 mm. Este pedido só pode significar que Portugal já não vai exercer a opção de compra das 33 Pandur equipadas de origem com estes canhões, provavelmente por tal opção implicava um investimento adicional de 140 milhões de euros, num projéto que se contarmos com as 20 unidades anfíbias da Marinha já ascende a 360 milhões de euros.

Curiosamente, o Exército não foi informado deste pedido do Ministério da Defesa, já que há ainda alguns dias afirmava que o programa Pandur era composto por “240 mais 33″ Pandur II… Alguém ainda no MD terá assim que informar os militares do corte… Esperado, de qualquer forma, já que com a redução em 40% do valor esperado para a Lei de Programação Militar para o período 2010/2013 algum programa teria que ser sacrificado.

O programa Pandur deveria ter recebido contrapartidas no valor de 516 milhões de euros, mas como em tantos outros programas semelhantes, houve um atraso nas contrapartidas, que estão muito abaixo dos 516 milhões de euros contratualizados… Apesar disso, o Exército já utiliza 120 destas viaturas, mas somente a 12 fez a aceitação definitiva, uma vez que todas as outras apresentam “divergências” em relação aos parâmetros de qualidade esperados.

Existia também uma dúvida quanto ao fornecedor dos canhões de 105 mm. A disputa estava entre a Oto Melara italiana e a belga CMI Defense, havendo na época dos testes (entre 2007 e 2008) uma vantagem quer técnica, quer operacional para a torre italiana, mas agora tudo indica que o argumento do preço (inferior para a opção belga) tenha prevalecido sobre os demais… Esperemos é que não tenham também deixado cair a opção de fabricar as torres em Portugal! Uma opção que só seria viável se elas fossem usadas para modernizar os MBTs T-72 angolanos, já que as Pandur II nunca poderiam ser uma plataforma estável para os canhões de 120 mm, que seria preciso construir além destes de 105 mm, uma vez que 33 torres nunca seriam suficientes para montar uma fabrica em Portugal.

Texto Quintus - Por:

Fontes:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1541721

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandur_II

http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=576