https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZYBOeFMU3YXUINPqL6euoBiRRz2pXF92YC108PaxBnHTjtTlUX2cmhAPySnO9U5etra-eiM0VdwnWbZpKy9AuR35ZSomhjHL1KeZjOw60VFojj6WPHizWS4hiHR5qCeg9OlQkoahRX1LQ/s400/AIR_C-17_Hawaii.jpg
Boeing propões uso compartilhado do C-17 na América do Sul

A empresa estadunidense Boeing está realizando sondagens de mercado junto a diversas nações sul-americanas com a finalidade de propor um acordo para criação de um consórcio que venha fazer uso compartilhado de suas aeronaves de transporte estratégico militar C-17A Globemaster III. Esse tipo de compartilhamento de frota já está sendo realizado pela OTAN, através da NAMO (Nato Airlift Management Organisation). A NAMO opera atualmente três C-17A, à disposição dos 12 países signatários do acordo, incluindo os Estados Unidos.

Joseph McAndrew, vice-presidente da área de Desenvolvimento de Negócios para os mercados da Europa, Israel e Américas, confirmou que a empresa está formulando a proposta para um grupo de nações do continente com vistas à formação de um consórcio nos mesmos moldes do existente hoje na Europa. McAndrew informou à revista Aviation Week que as respostas têm sido animadoras.

O alto-executivo da Boeing reconheceu que a proposta está ainda na fase conceitual, apontoando Argentina, Brasil e Chile como os países mais prováveis para compor um eventual acordo. Os C-17A da Força Aérea dos Estados Unidos foram muito atuantes durante os trágicos acontecimentos ocorridos no Haiti e Chile durante o primeiro trimestre do 2010 e o governo chileno se manifestou positivamente com relação à atuação da aeronave nas operações de ajuda ao país. Mcandrew admitiu haver outros países interessados em fazer parte do acordo, contudo, não quis identificá-los neste momento.

Fonte: Tecnologia & Defesa