RELATÓRIO FINAL

Um erro de pilotagem provocou o acidente de um avião comercial da companhia Kenya Airways quando decolava de Douala (Camarões) em 5 de maio de 2007, que causou 114 vítimas, segundo as conclusões de um inquérito, tornado público hoje (quarta-feira, 28) em Nairobi.

Segundo o relatório publicado no site da internet da Autoridade Camaronês da Aviação Civil, "o piloto do Boeing 737-800 num primeiro momento não notou a inclinação no lado direito do aparelho, tendo a acentuado por erro ao tentar endireitar horizontalmente o aparelho, causando a queda da aeronave.

"O comandante (...) aparentemente confundiu a altitude do aparelho e procedeu à correções erradas, aumentando (assim) a inclinação do avião a um ângulo de 50 graus a direita", explica informe.

De acordo com o documento, quando o ângulo de inclinação da aeronave atingiu os 70 graus a direita, o comandante gritou: "vamos cair". O seu co-piloto disse-lhe para endireitar o avião para a direita, retificando - em pânico - para "esquerda, esquerda, esquerda, comandante".

Segundo o relatório, as manobras do piloto foram feitas "numa desorientação espacial, após uma longa e lenta deriva, durante a qual não se procedeu a nenhuma verificação dos instrumentos de bordo, no meio da noite, nem se quer olhou a visão exterior".

O inquérito determinou que a aeronave tinha deixado a capital econômica dos Camarões (Douala) na noite de 05 de Maio de 2007 "sem a autorização da torre do controle".

Acrescentado que o avião sobrevoou também a cidade de Douala, "sem autorização da torre do controle" segundo relatório. "Não podemos explicar o porquê".

O diretor-geral da Kenya Airways, Titus Naikuni, enalteceu a utilidade do relatório, emitindo, no entanto, as suas reservas sobre algumas conclusões do documento, nomeadamente, sobre o piloto automático, que segundo o relatório, não estava corretamente desativado (após a fase de decolagem, ndlr).

O avião, que efetuava a ligação entre Abidjan e Nairobi - via Douala - caiu após a decolagem, durante uma violenta tempestade. O relatório assegura, no entanto que, as condições meteorológicas no momento da decolagem "preenchiam as mínimas exigidas pela companhia e pelo aeroporto".

O casco do avião e os corpos dos seus 114 ocupantes foram encontrados 48 horas mais tarde, numa zona de mangue pantonosa, perto da aldeia de Mbanga-Pongo, a cinco quilômetros do aeroporto de Douala.

Fonte: Angola Press - Editado por: Jorge Tadeu (BNSA) - Fotos: Sunday Alamba (AP Photo) / AFP

Mais dados sobre o acidente

Data: 05.05.2007
Hora: 00:08
Aeronave: Boeing 737-8AL
Prefixo: 5Y-KYA
Operador: Kenya Airways
Voo: KQ507
Partida: Aeroporto de Douala (DLA/FKKD), Camarões
Destino: Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta (NBO/HKNA), Nairobi, Quênia
Passageiros: 108 / Mortes: 108
Tripulantes: 6 / Mortes: 6
Total: 114 ocupantes / 114 mortos
Local do acidente: 5,5 km (3.4 mls) sudeste do Aeroporto de Douala
Fase: em rota (ENR)
Primeiro voo da aeronave: 10.09.06 (7 meses)
Motores: 2 CFMI CFM56-7B26


Fonte: ASN - Foto (em aproximação ao Aeroporto Heathrow, em Londres, em 29.10.06): Dave Chapman (Airliners.net) - Noticias Sobre Aviação