A FAB pretende comprar quatro radares Orbisat SABER M-60

Após vender seis unidades para o Exército Brasileiro, do seu radar M-60 Saber, a Orbisat deve fechar a venda de quatro radares de vigilância aérea e terrestre a baixa altura para a Força Aérea Brasileira – FAB, segundo informações do Defensa.com.

O radar SABER M-60 foi desenvolvido em parceria com o Centro Tecnológico do Exército, o valor do contrato não foi revelado, mas o preço médio de um equipamento similar no mercado gira em torno de US$ 2 milhões a US$ 3 milhões. O radar nacional tem custo menor que o similar estrangeiro.

O radar da Orbisat permite rastrear e identificar até 40 alvos em um raio de 60 até 75 quilômetros, é preparado para atuar em ambiente tropical, e as informações são transmitidas em tempo real a um Centro de Operações. Por ser portátil e de baixo peso (250 quilos), pode ser facilmente transportado e a instalação é feita em menos de 15 minutos.

A utilização desse tipo de radar é usual no trabalho de proteção a pontos e áreas sensíveis, como indústrias, usinas, instalações governamentais e área de conferências de chefes de Estado.

Orbisat também já apresentou proposta para a Marinha do Brasil prevendo o desenvolvimento de um SABER "navalizado", de busca combinada, com alcance de até 110 quilômetros, para uso em navios e plataformas de petróleo. A empresa desenvolve atualmente em parceria com o exercito o SABER M200 com alcance de detecção superior a 200 quilômetros, o protótipo deve ficar pronto até 2012.

By Vinna