Grupo Especial de Ensaio em Voo realiza intercâmbio com pilotos de prova americanos

O Grupo Especial de Ensaios em Voo (GEEV) recebeu, no período de 6 a 14 de maio, a visita dos pilotos de prova da marinha americana da United States Naval Test Pilot School (USNTPS). O objetivo principal do encontro foi proceder a uma avaliação sumária das aeronaves A-1B AMX e AT-26 Xavante, como exercício final do curso de formação de pilotos de ensaio da escola americana.

O intercâmbio, conduzido no Grupo Especial de Ensaios em Voo (GEEV) pelo Esquadrão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV), contou ainda com voos de avaliação qualitativa em aeronaves T-27 Tucano e A-29 Super Tucano. Dentro da estrutura do GEEV, o EFEV é o responsável pela formação dos pilotos e engenheiros de ensaio para as Forças Armadas brasileiras.

Anualmente, o EFEV apoia a formação de pilotos e engenheiros de ensaio da marinha americana, recebendo seus instrutores e alunos para o exercício denominado DT-II. Nesta atividade, os alunos da USNTPS aplicam os conhecimentos adquiridos durante quase um ano, para avaliarem o desempenho, as qualidades de voo e os sistemas embarcados da aeronave. Exercício semelhante é realizado anualmente pelos alunos do Curso de Ensaios em Voo (CEV), ministrado pelo EFEV. Os pilotos e engenheiros de prova brasileiros visitam a USNTPS para avaliação das aeronaves daquela escola, com destaque para o F-18 Hornet.

Uma característica do curso, tanto da USNTPS quanto do EFEV, é a possibilidade de voar diversos tipos de aeronaves diferentes. Isso permite que o futuro piloto de ensaio seja exposto a uma enorme gama de características de voo e sistemas embarcados, com vistas à realização dos mais variados ensaios, incluindo voos em protótipos.

Nesta troca de experiências, o GEEV contou com o apoio do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e da III Força Aérea, que disponibilizaram as aeronaves A-1B do Primeiro Esquadrão do Décimo Sexto Grupo de Aviação (1º/16º) e A-29B do Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3º/3º ).

Para o próximo ano, O GEEV ativou o XXI Curso de Ensaios em Voo nas modalidades Asa Fixa (piloto e engenheiro de ensaio experimental) e Instrumentador de Ensaios (formação de técnicos que preparam a instrumentação da aeronave para a aquisição dos dados de ensaio).

Fonte: GEEV/FAB