Uma das aeronaves TA-4J Skyhawk da Força de Defesa Aérea de Israel, que brevemente deverá ser substituído. (Foto: Xnir.com via Flickr)

Israel começará em breve uma competição para escolher novo treinador avançado

O Ministério da Defesa de Israel está aguardando para emitir em junho uma Requisição para Informação (RfI) para uma possível aquisição de uma nova frota de jatos de treinamento avançado.

Membros da italiana Alenia Aermacchi e da sul-coreana Korea Aerospace Industries recentemente visitaram Israel e se encontraram com membros da força aérea, do ministério da defesa e representantes da indústria local.

Enquanto isso, as empresas Israel Aerospace Industries (IAI) e a Elbit Systems estão em negociações avançadas sobre uma joint venture que poderia ver as compenhias adquirirem as aeronaves selecionadas e vender as horas de voo para a força aérea.

A Força Aérea da Israel está considerando as aeronaves Alenia Aermacchi M-346 e a KAI T-50 como potenciais substitutas para os treinadores Douglas A-4 Skyhawks utilizados na sua academia de voo.

A IAI e a Elbit também estão conversando com potenciais fornecedores a frente da seleção. Fontes dizem que essa joint venture poderá incluir a montagem do treinador selecionado em Israel, além da instalação de uma fábrica local para fabricação dos aviônicos que serão utilizados nas novas aeronaves.

Fonte: Flight Global – Fonte: Cavok