https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUFQV6oblQJKEX4vXj6WqhKtK6E_13cEB-sF6ND-XWYOii4lBRr-xwY2XZ_uvw_5nFEnZQ_fqsxfr6dPmMnBaU09dJagChL-yZR4lf00qzxQaWugclzUProcLl4CF3EKmwG_raLC5nYrUx/s1600/Euro+dinheiro.jpg
Para Angela Merkel, euro está em perigo

O euro é importante para a sobrevivência "da ideia europeia", sustentou a chanceler alemã Angela Merkel. Ela alertou de "consequências incalculáveis" para a União Europeia se o euro fracassar. Considerando a crise atual como um "teste existencial", ela disse que o continente europeu necessidade de uma "cultura de estabilidade".

"A crise corrente enfrentada pelo euro é o maior teste que a Europa passa em décadas", avaliou. "O euro está em perigo. Se não combatermos esse risco, as consequências vão ser incalculáveis", emendou.

Angela defendeu o novo sistema de resgate da zona do euro e repetiu ser favorável a uma regulamentação mais dura para o setor financeiro.

Para a chanceler, a questão de gastos governamentais excessivos não é apenas da Grécia, que está recebendo recursos de um pacote de 110 bilhões de euros formulado por líderes europeus e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Para proteger o euro, esses mesmos representantes acertaram um socorro de 750 bilhões de euros a países unidos pela moeda comum com problemas.

Angela notou que os integrantes da zona do euro devem reduzir rapidamente os déficits orçamentários e a dívida total nacional para que o euro comece a estabilizar-se.

Fonte: Valor Online - Por: Juliana Cardoso