https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqcWNU8eb0trOg1dIlhWtajvfAIFCcOOBN3czfijuIyMcRIPEOc9TmBDCf3FuO3yCy0DjWuV2kDdpWFfWQsnMD4o-GzVs8TyONrKe2oSFhUUNYoCjo7aKnHDvP8WRHNLPHvnEnqApVgic/s400/36311.jpg

Equador reduz encomenda de Super Tucanos da Embraer

O Equador reduzirá de 24 para 18 o número de aviões de ataque Super Tucano que pretende comprar da brasileira Embraer, informou nesta quinta-feira o comandante da Força Aérea Equatoriana (FAE), general Leonardo Barreiro.

"O ideal seria comprarmos 24 aviões, mas agora vamos adquirir ao menos 18. Com estes 18 aparelhos poderemos operar normalmente", disse Barreiro à imprensa.

O general informou que a redução no pedido à Embraer permitirá a compra de aviões supersônicos.

"A verba será aplicada na recuperação da aviação supersônica, que também é de suma importância para a defesa do território nacional, da soberania".

O contrato para a compra dos 24 Super Tucanos, por 270 milhões de dólares, foi fechado em maio de 2008, dois meses após o ataque aéreo colombiano contra uma base clandestina da guerrilha das Farc no território do Equador.

A ação deixou 25 mortos e provocou a ruptura das relações entre os dois países.

Até o momento, o Equador já recebeu seis Super Tucanos, e a previsão é que a Embraer entregue mais dois aviões a cada mês até completar o pedido.

Fontes militares citadas pelo jornal El Universo garantem que a decisão foi provocada por uma redução de gastos nas Forças Armadas.

Fonte: AFP