O Projeto do Submarino OHIO nasceu da necessidade de uma nova classe de submarinos que teriam a capacidade de lançar o novo Míssil Balístico Nuclear Trident II D-5 uma derivação de outro míssil balístico nuclear, o Trident I C-4. Estes novos mísseis eram maiores e mais pesados e portanto necessitariam de uma nova plataforma capaz de lancá-los.

De um total e 24 unidades originalmente projetadas, apenas 18 foram construídas, devido ao alto custo dos navios. Atualmente 4 navios foram convertidos para submarinos de transporte de mísseis de cruzeiro, agora classificados SSGN. Estes quatro navios convertidos não transportam mísseis com ogivas nucleares, servindo apenas como plataforma para lançamento de mísseis convencionais.

Entre outras modificações, foram modernizados sistemas para guerra eletrônica, tubos próximos a vela do submarino sofreram uma conversão para o transporte de forças especiais, além da colocação de um abrigo para a entrada e saída de mergulhadores de combate, justamente para o apoio a operações costeiras.
Especificações Técnicas
Modelos: 14 Submarinos lançadores de mísseis intercontinentais (SSBN) e 4 submarinos táticos (SSGN)
Deslocamento:
Na superficíe: 17.034 t
Sumergido: 19.050 t
Dimensões
Comprimento:170,69 m
Largura:12,8 m
Calado:11,5 m
Armamento: 4 tubos de torpedos × 533 mm e 154 mísseis BGM-109 Tomahawk en 22 grupos de sete, ou 24 misiles balísticosTrident II
Propulsão:Um reator nuclear S8G. Turbinas à vapor General Electric 60.000 shp
Velocidade:superior à 20 knts (37 km/h)
Autonomia: limitada às condições de sobrevivência da Tripulação
Tripulacão:13 oficiais, 140 marinheiros


In:http://pbrasil.wordpress.com/ - Via Armamento de Combate