Voar de Nova Iorque a Paris em 4h14 pode voltar a ser possível. Uma empresa norte-americana quer disponibilizar jatos supersônicos mas... só para ricos.

A Aerion Corporation diz que tem tudo pronto para ressuscitar os voos supersônicos intercontinentais. A empresa de aviação norte-americana garante que já reuniu os 80 milhões de dólares necessários para por no ar o projeto Supersonic Business Jet.

Um avião para executivos e pessoas verdadeiramente ricas, que lhes permitirá voar entre nova Iorque e Paris em apenas quatro horas e catorze minutos.

Esse avião - que ultrapassa a barreira do som - pode voar a uma velocidade de Mach 1,5 (o equivalente a 1.840 km/h), graças a seus motores Pratt & Whitney JT8D-219, com um alcance máximo de 4.000 milhas.

A ligação entre a costa leste dos Estados Unidos e alguns pontos da Ásia poderá ser assegurada em pouco mais de nove horas, com uma escala.

A Aerion não está sozinha nesta 'corrida' ao avião supersônico, sendo já certo que outras companhias como a Cessna, a Sukhoi ou a Tupolev também estão interessadas em voltar ao assunto.

Recorde-se que o mundo foi servido de voos supersônicos comerciais entre 1976 e 2000, ano em que um acidente com um Concorde, perto de Paris, pôs fim à carreira daquelas aeronaves.

O Aerion Supersonic Business Jet será entregue em 2014, mas você já pode se reservar um lugar entre os 40 assentos disponíveis a um custo de "apenas" 250 mil dólares.

Fonte: Vítor Andrade (Expresso.pt) / Blog Notícias sobre Aviação - Imagens: Divulgação