GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quinta-feira, agosto 26, 2010

Israel pede a Alemania que examine caso de criminoso nazista 'Klaas Carel Faber'

By on 26.8.10
Israel pediu a Alemanha que examine o caso de um dos últimos criminosos de guerra ainda vivos, Klaas Carel Faber, que mora na Baviera desde 1952, quando conseguiu fugir de uma prisão holandesa, anunciou o porta-voz do ministério israelense da Justiça, Yaakov Neeman.

"O ministro escreveu a seu colega alemão sobre uma revisão do caso Faber dadas as informações sobre a participação dele na morte de judeus", afirmou o porta-voz à AFP.

A ministra alemã da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, solicitou no início do mês à colega da Baviera que verificasse as possibilidades de aplicação da condenação pronunciada contra Klaas Carel Faber nos anos 40.

Klaas Carel Faber, 88 anos, nascido na Holanda, está na lista das pessoas procuradas pelo Centro Simon Wiesenthal.

Faber vive em Ingolstadt, Baviera, desde 1952, onde passou a morar depois que fugiu de uma prisão holandesa na qual cumpria uma pena de prisão perpétua.

Ex-integrante do comando SS "Silbertanne", Faber foi condenado à morte na Holanda após a II Guerra Mundial pelo assassinato de 22 judeus.

A pena foi comutada por prisão perpétua.

O governo da Holanda solicitou em várias ocasiões à Alemanha a extradição do criminoso nazista, mas a justiça alemã rejeitou os pedidos alegando que Faber tem nacionalidade alemã, que obteve ao integrar-se às SS.

Fonte: G1

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts