O acidente com o Mig-15, um avião de fabrico soviético utilizado na guerra da Coreia (1950-53), foi noticiado pela agência sul-coreana Yonhap.

O caso parece passar à margem do crescendo de tensão entre a Coreia do Norte e o seu vizinho do Sul, a menos de uma semana das manobras conjuntas do exército sul-coreano e de forças militares dos EUA. Pyongyang considera o exercício militar uma provocação e já avisou que não deixará de "punir severamente" a Coreia do Sul.

Fonte anônima diz que piloto seria desertor que tentava fugir para a Rússia; autoridades chinesas investigam o caso.

Fontes dos serviços secretos chineses citados pela Yonhap disseram que o acidente ocorreu terça-feira na província chinesa de Liaoning, perto da cidade de Fushun e que o piloto era o único ocupante do aparelho e não sobreviveu à queda do avião.

China não dá pormenores

As autoridades chinesas confirmaram a queda de uma pequena aeronave na região mas não adiantaram qualquer pormenor sobre o tipo de aparelho ou se existiram sobreviventes. Contudo, a Yonhap divulgou fotografias de um avião militar acidentado supostamente tiradas por um camponês chinês e divulgadas na internet.

A Yonhap admite a possibilidade do piloto se ter perdido ao dirigir-se à Rússia, país que ao contrário da China, não tem acordo de repatriação com a Coreia do Norte. O endurecimento do bloqueio à Coreia do Norte e a penúria alimentar que se vive no país tem aumentado o número de deserções, nota a agência.

Guerra de propaganda chega à Net


Os apelos à unificação das duas Coreias e a propaganda emitida dia e noite a partir da zona norte da fronteira do paralelo 38, que divide os dois países desde o final da guerra, conta agora com um novo aliado: a internet.

O regime de Pyongyang está a utilizar o You Tube e o Twitter no combate contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Desde Julho, que os norte-coreanos estão a colocar online videoclips que ridicularizam a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, o secretário da Defesa Robert Gates ou o ministro da Defesa da Coreia do Sul Kim Tae Young.

Além do YouTube, a Coreia do Norte criou também uma conta no Twitter. "Uriminzokkiri", ("a nossa nação" ) é o nome comum às contas do YouTube e do Twitter, que é precisamente o mesmo do administrador do site do Comité para a Reunificação Pacífica da Coreia, a principal agência de propaganda norte-coreana.

Fonte: Expresso