São boas notícias para companhias como a Ryanair: nasceram os novos assentos verticais que permitirão viajar de pé.

O assento SkyRider é uma das grandes estrelas da exposição norte-americana "Interiores de aviões 2010", um modelo que já despertou o interesse de várias companhias, informa hoje o 'USA Today'.

A italiana Aviointeriors é a autora da criação e, se a procura o justificar, a empresa promete pedir a certificação da SkyRider às autoridades competentes, tanto nos EUA como na Europa.

A distância entre filas é de 58 centímetros, face ao atual mínimo de 80 centímetros praticado normalmente na classe econômica. O peso do passageiro é suportado pelas pernas, que ficam encaixadas por baixo do assento dianteiro.

Este modelo foi pensado para voos de pequeno curso. "Para viagens entre uma a três horas... poderá ser cômodo", diz a Aviointeriors. "É como uma sela de montar. Os cowboys montam oito horas seguidas os seus cavalos e ainda assim estão cômodos", acrescenta.

Para além da Ryanair, outras companhias como a chinesa Spring Airlines também estão interessadas em novas formas de conseguir mais espaço nos aviões, como forma de transportar mais passageiros e a obter um maior retorno em cada aeronave, podendo, a partir daí, praticar preços mais baixos.

A primeira vez que a companhia aérea irlandesa Ryanair lançou a ideia, em 2009, as opiniões dividiram-se entre os que defenderam as vantagens de viajar por valores muito reduzidos e os que classificaram a idea de impossível por questões de segurança.

Fonte: Rita Paz (Económico - Portugal) - Foto: Aviointeriors - Noticias Sobre Aviação