https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1m6nyZwXtPGP5WPv2Ji3XJU_sZXPfhnPLBe-gw3JcLPiwF3EeUU0-UKDX0UQf9A23GLWOdJ1SFLpV93DxNFUfV0DYdFxFOlIZJbXMthD5nA7PXLgIocSJuvyAYFRjyb5VN6UVCybKsPE/s400/Computer_Worm.jpg

Um vídeo colocado no YouTube, apresentado por um jovem de 26 anos a viver em Espanha, revela que um grupo de resistência iraquiano é o responsável pelo vírus «Here you have», anunciou esta segunda-feira a empresa Panda Security, noticia a Lusa.

De acordo com o vídeo colocado no YouTube, o ataque cibernético através deste vírus visou comemorar os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 nos EUA e condenar as acções contra o Islão, nomeadamente a ameaça do pastor norte-americano Terry Jones, que admitiu queimar o Alcorão na semana passada.

Este vírus, que já atingiu muitas multinacionais e organizações, incluindo Proctor&Gamble, Disney, Wells Fargo e NASA, foi reivindicado por um grupo de resistência no Iraque, Tariq ibn Ziyad, que pode ter a sua base em Espanha, segundo as investigações do PandaLabs, o laboratório da Panda Security.

No vídeo, criado no YouTube pela «Resistência do Iraque - líder do grupo Tarek Bin Ziad», e publicado no domingo passado por Iqziad (jovem de 26 anos de idade, residente em Espanha), ouve-se uma voz feminina dissimulada que explica as razões pelas quais este grupo, supostamente com a sua base em Espanha, criou e distribui o «Here you have» (classificado pela Panda Security como W32/Visal.A.worm).

A comemoração do 11 de Setembro e a luta contra os inimigos do Islão são as razões apontadas para justificar esta acção.

O vídeo mostra também uma imagem estática de um mapa da Andaluzia, em Espanha, juntamente com uma foto e um emblema, que, presumivelmente, pertence ao grupo terrorista.

«Nós [Panda Security] passámos o que sabemos sobre esta matéria para a investigação da divisão de crime digital da Guarda Civil Espanhola. Os sinais parecem mostrar que o grupo responsável por este vírus pode residir em Espanha, não só por causa das informações apresentadas através do YouTube, mas também devido a determinados aspectos do código do próprio vírus», esclareceu o director técnico do Panda Labs, Luis Corrons.

Além disso, «existe também a ligação entre o nome do grupo e o general berbere que liderou a conquista do Al-Andalus», salientou.

«Tariq ibn Ziyad, falecido em 720, era um comandante berbere que liderou a invasão muçulmana da Península Ibérica no século VIII, tendo conquistado a Hispania visigoda, de acordo com a história geralmente aceite com base nas crónicas árabes dos séculos X e XI», concluiu.

Veja o vídeo:


Fonte: TVI 24