A Alemanha nazista planejava enviar tropas disfarçadas com uniformes britânicos à Inglaterra, mas a derrota da Luftwaffe (Força Aérea nazista) na Batalha da Inglaterra obrigou a uma mudança de planos, informam arquivos secretos revelados nesta quinta-feira (26).

A Batalha da Inglaterra aconteceu entre os meses de julho e outubro de 1940, nos quais a Força Área alemã tentou destruir a britânica (RAF) como condição prévia para uma invasão por mar das ilhas.

Os arquivos divulgados agora oferecem detalhes sobre esse plano que deixou Hitler obcecado durante anos.

Com o tempo, o fracasso desse ataque significou também o fracasso alemão na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), já que a partir desse momento o Reino Unido serviu de base às forças aliadas para invadir a Europa continental em 1944.

Os detalhes são fruto das informações facilitadas por um soldado que trabalhou para o Abwher, o serviço alemão de espionagem, e até agora faziam parte dos arquivos secretos do MI5, a agência britânica de inteligência.

O cabo Werner Janowski explicou a seus interrogadores britânicos que o plano foi finalmente deixado de lado quando se constatou que a RAF tinha capacidade para combater uma operação deste tipo.

A invasão ia ser realizada a partir de Dover, a localidade inglesa mais próxima à França, embora as tropas também tivessem planos de desembarcar em vários outros pontos das ilhas britânicas: no sul da Inglaterra, na Escócia e no sul da Irlanda.

Ed Hampshire, especialista nos Arquivos Nacionais, considera "fascinante" saber que os nazistas pensaram em se vestir com o uniforme do inimigo na operação, como fizeram na Holanda.

-Nos dá uma ideia do que poderia ter acontecido se a Batalha da Inglaterra tivesse tido um resultado diferente.

O cabo Janowski explicou aos britânicos que sua unidade praticou reiteradamente técnicas de invasão nas praias francesas durante setembro e os primeiros dias de outubro de 1940.

Finalmente, no final de outubro sua unidade e outras que se estavam preparando para o ataque foram transferidas para outros lugares da Europa, momento no qual se deram conta de que a chamada Operação Leão Marinho tinha sido suspensa indefinidamente.

Fonte: R7