Os Governos da França e do Reino Unido estão negociando um acordo que, pela primeira vez, promoverá a colaboração de ambos no campo de defesa nuclear, informa hoje o jornal "Financial Times".

Três semanas antes da próxima cúpula bilateral, os dois Governos estão próximos a um acordo pelo qual o Reino Unido utilizará um laboratório francês para garantir que as 160 ogivas nucleares britânicas continuem prestando o serviço requerido.

Um acordo para compartilhar os segredos de seus respectivos programas nucleares reforçará a colaboração militar entre os dois Executivos e permitirá economizar dinheiro quando seus orçamentos de defesa estiverem submetidos a fortes pressões pelos planos de austeridade.

França e Reino Unido mantêm sistemas de dissuasão totalmente diferentes sem que até agora algum dos dois países tenha revelado detalhes do seu ao outro.

O acordo em negociação dará pela primeira vez a Londres acesso ao Comissariado de Energia Nuclear da França, país cuja 'force de frappe' (poder de dissuasão) se baseia em 300 ogivas nucleares.

Segundo fontes conhecedoras das negociações, Londres consultou previamente Washington sobre o assunto, já que um tratado em vigor entre Reino Unido e EUA proíbe atualmente o Governo britânico compartilhar seus segredos nucleares com qualquer outro país.

Isso se deve ao fato de que a força britânica depende, em boa parte, de tecnologia americana.

Segundo o analista francês François Heisbourg, o fato de que Londres vá compartilhar esse tipo de informações com Paris representa um passo muito importante, dada a especial relação entre Reino Unido e Estados Unidos, e implica grande confiança por parte de Washington.

No futuro, a França cobrará uma quantia do Reino Unido por utilizar suas instalações do Comissariado de Energia Nuclear, mas Londres acabará economizando dinheiro, ao não ter de construir seus próprios laboratórios para a simulação de testes nucleares.

A colaboração entre Paris e Londres é agora muito mais fácil que antes já que, como explicam fontes britânicas, a França já faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e muitos dos temas que dividiam os dois Governos no passado, como a Guerra do Iraque, desapareceram.

Fonte: EPA