A Polônia está considerando modernizar seus caças Sukhoi Su-22 “Fitter” e Mikoyan MiG-29 “Fulcrum” para preencher um emergente burcado na capacidade de sua força aérea, de acordo com reportagem da Aviation Week.

A Força Aérea da Polônia atualmente opera com 32 caças MiG-29, estes sendo um mix de novos, ex-Força Aérea Tcheca e aeronaves da Lutwaffe, baseados no Minsk Mazowiecki (Esquadrão Aéreo Tático 1) e Malbork (Esquadrão Aéreo Tático 41).

Dos caças Su-22, 44 ainda permanecem em serviço com o Esquadrão Aéreo Tático 40, e Esquadrão Aéreo Tático 7, em Swidwin, e no Esquadrão Aéreo Tático 8, em Miroslawiec. Os Su-22 atingirão o fim da vida operacional em 2014, mas um substituto ainda não foi decidido.

Su-22 Fitter da Força Aérea Polonesa

Um plano está sendo considerado pelo Ministério de Defesa da Polônia para adicionar mais 200 horas de voo para 32 dos caças Sukhois, jogando a data para retirada de serviço para 2016. Uma modernização maior para 16 caças MiG-29 (cerca de 4.000 horas de voo adicionais) poderia adicionar outros 20 anos para as aeronaves, permitindo que um esquadrão permaneça em operação até 2019. Com as modernizações, ambas aeronaves teriam a capacidade de utilizarem armas ocidentais.

No entanto, a força aérea luta para manter oito esquadrões de caça, então a reportagem diz que o Ministério da Defesa está considerando adquirir uma nova aeronave de treinamento avançado a jato com a habilidade de utilização de armas como AIM-9 Sidewinder, AGM-65 Maverick, Joint Direct Attack Munition (JDAM) e bombas guiadas a laser Paveway. Um compra de aeronaves prontas poderá permitir que as entregas comecem em 2013.

Fonte: CAVOK