Realiza-se na manhã de hoje na Base Aérea Nº. 11, em Beja, a cerimónia de apresentação da aeronave Lockheed P-3C CUP PLUS Orion, que será presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, e contará também com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Luís Araújo.

O P-3C CUP PLUS é a versão modernizada dos P-3C, os chamados “aviões radar”, e cumprirá na Força Aérea Portuguesa, tal como o seu antecessor, missões de luta anti-submarina, patrulhamento marítimo, busca e salvamento, vigilância terrestre e controlo de tráfico de drogas.

O Tenente-coronel Paulo Costa (foto abaixo) , comandante da Esquadra 601- "Lobos", que opera as aeronaves, refere que foram “aparelhos adquiridos em 2005, à Marinha de Guerra Holandesa” , e que deverão estar ao serviço da Força Aérea “nos próximos 20 anos”.

http://www.vozdaplanicie.pt/files/193/36881.jpg

Recorde-se que no passado mês de Fevereiro, trinta e quatro militares da Esquadra 601- “Lobos”, estacionada na Base Aérea N.11, em Beja, que operando as aeronaves Lockheed P-3C Orion, receberam a Medalha Nato, relativa à sua participação na operação Active Endeavour, que surgiu como resposta aos atentados terroristas do 11 de Setembro nos Estados Unidos da América e visa demonstrar a determinação e empenho da Aliança em combater o terrorismo internacional.

Fonte: A voz da Planície