A Marinha informou, nesta quinta-feira (25), os tipos de veículos que foram cedidos temporariamente ao governo do Rio de Janeiro para ajudar nas operações da Polícia Militar contra os ataques no estado. Segundo nota da Marinha, foram disponibilizadas viaturas blindadas sobre lagartas M-113 (acima), viaturas blindadas Piranha e carros lagarta anfíbios (CLAnf).

Desde domingo, o Rio de Janeiro vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo do Rio, é uma reação à política das UPPs, quando a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos. Desde 2008, 13 dessas unidades foram instaladas na cidade.

Segundo o informações da página oficial da Marinha na internet, o M-113 é um veículo com capacidade para transpor pequenos cursos d’água, grande poder de deslocamento e alta velocidade em estradas de terra batida. Ele pode chegar a 64 km/h e levar até 10 militares armados e equipados. O peso máximo para combate é de 12.809 kg. Possui como armamento orgânico uma metralhadora calibre 12,7 milímetros.

O Piranha (acima), por sua vez, é um veículo blindado sobre rodas utilizado para transporte de
fuzileiros navais -- é o tipo empregado na missão de paz no Haiti. Ele dispõe de uma torre
aberta, com blindagem, onde é instalada uma metralhadora de 12,7mm e outras armas, como um lançador de granadas de 40 milímetros e metralhadoras de 7,62mm ou 5,56mm.

Confira, abaixo, a íntegra da nota da Marinha:

MARINHA DO BRASIL
FORÇA DE FUZILEIROS DA ESQUADRA

MARINHA APOIA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Em face dos recentes problemas de Segurança Pública ocorridos no Estado do Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil (MB) está prestando, a partir desta data (25 de novembro), apoio logístico ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, conforme solicitado ao Ministro da Defesa. Trata-se de cessão temporária de uso de material logístico e transporte, em apoio às Operações Policiais no Rio de Janeiro, em atendimento aos requisitos operacionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

Serão empregadas viaturas blindadas e suas respectivas guarnições para operá-las. Os efetivos da MB serão limitados às tripulações que conduzirão as viaturas.

Foram disponibilizados, inicialmente, para prestar apoio logístico de transporte ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMERJ, os seguintes meios do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil: Viaturas Blindadas sobre Lagartas M-113, Viaturas Blindadas sobre rodas PIRANHA e Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf).

Fonte: G1