A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira que tem milhares de centrífugas ativas em uma usina de enriquecimento de urânio, cuja existência foi revelada pelo país no começo de novembro.

O regime norte-coreano afirmou que a usina tem como objetivo produzir energia para uso civil. Não ficou claro se as centrífugas poderiam ser usadas para produzir componentes para armas nucleares.

Um cientista dos EUA diz ter visto a usina, mas não pôde confirmar se ela estava funcionando.

A revelação foi feita pela Coreia do Norte em um momento de tensão entre as duas Coreias, devido a um ataque norte-coreano a uma ilha sul-coreana, na semana passada.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9HCm6j5PYbUbzt36-Hy2MMqpHPpQS0CgG1N1i0X2U32gde397uzYAwLSiqwkVmV73D2vaCA2hEvYsRkOGTn6qYjfz69ZhQO9MlqMo_M4rGTqd3um1DgnhDMm6uQbTkJSzNKUse0yx/s1600/01.jpg
Pyongyang diz que o ataque - que matou quatro pessoas - foi uma resposta a uma operação de perfuração levada a cabo pela Coreia do Sul perto da ilha Yeonpyeong.

A Coreia do Norte descreveu ainda como provocacao os exercícios militares conjuntos de EUA e Coreia do Sul em andamento no Mar Amarelo, perto da área fronteiriça em disputa pelas Coreias. O porta-aviões George Washington e quatro outras embarcações americanas participam da operação ao lado de destróieres, navios de patrulha, fragatas e aviões com artilharia anti-submarino da Coreia do Sul.

'Perplexo'

'Neste momento, estamos construindo um reator movido a água leve e para atender a essa demanda, estamos operando um sistema moderno de enriquecimento de urânio com milhares de centrífugas', disse a agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA, referindo-se ao complexo nuclear de Yongbyon, perto da capital, Pyongyang.

Essa foi a primeira vez que a Coreia do Norte deu detalhes sobre o que diz ser seu programa nuclear pacífico, de acordo com o correspondente da BBC em Seul Chris Hogg.

No começo de novembro, o cientista americano Siegfried Hecker visitou a usina de Yongbyon e disse ter ficado 'perplexo' com a sofisticação do equipamento que lhe foi apresentado.

A Coreia do Norte o assegurou que as centrífugas estavam funcionando, produzindo urânio de baixo enriquecimento que poderia ser usado como combustível em um reator experimental movido a água leve em fase de construção.

Fonte: MSN