Coreia do Sul e Estados Unidos começaram neste domingo (28) quatro dias de manobras militares no Mar Amarelo, com a participação do porta-aviões George Washington, dias após ataque norte-coreano a uma ilha fronteiriça sul-coreana.

Segundo informou a Junta de Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, as manobras começaram nesta manhã com a chegada do porta-aviões, de propulsão nuclear, que se uniu aos navios de guerra sul-coreanos em águas frente à cidade litorânea sul-coreana de Taean.

Neste sábado, o comandante dos fuzileiros navais da Coreia do Sul prometeu uma vingança de 'mil vezes' contra um ataque da Coreia do Norte que matou dois soldados e dois civis e gerou um raro comunicado expressando tristeza da Coreia do Norte. Os fuzileiros foram sepultados neste sábado.


O USS George Washington, um dos super porta-aviões nucleares da Marinha dos EUA e está se dirigindo desde quarta-feira para o litoral coreano, um dia depois de a Coreia do Norte ter disparado contra uma ilha sul-coreana. O porta-aviões USS George Washington, movido a energia nuclear e levando 75 aviões de guerra e 6.000 tripulantes.

O presidente sul-coreano Lee Myung-bak mandou os ministros e asessores estarem prontos para mais 'provocações' pela Coreia do Norte durante manobras militares com os Estados Unidos que começam no domingo.

'Há a possibilidade de a Coreia do Norte realizar uma ação inesperada, portanto preparem-se perfeitamente contra ela por meio de uma cooperação com a força americano-sul-coreana,' disse Lee segundo um porta-voz.

Fonte: G1