O Irã "testou com êxito" uma versão de melhor qualidade de seu sistema de mísseis antiaéreos S-200, desenvolvido depois que Moscou se recusou a entregar uma remessa de S-300 a Teerã, declarou nesta quinta-feira o general Mohamed Hassan Mansurian, comandante adjunto da defesa antiaérea.


S-200 SAM launch

Este novo sistema tem "a mesma capacidade do sistema russo S-300", segundo o site da rede de televisão Press-TV, citando o general Mansurian. "Desenvolvemos este sistema aperfeiçoando o S-200, e o testamos com êxito", afirmou Mansurian à Press-TV.


S-200 surface-to-air missile

O general não explicou se o teste ocorreu durante as manobras militares realizadas atualmente no Irã.

No dia 10 de novembro, Mansurian havia anunciado que Teerã "testaria dentro em breve mísseis de longo alcance de defesa antiaérea, entre eles os S-300".

De acordo com especialistas, o S-300 é um sistema de mísseis terra-ar de média e grande altura de longo alcance (até 150 km) desenvolvido pela Rússia a partir dos anos 80 para interceptar simultaneamente vários alvos, sejam eles aviões ou mísseis, como o Patriot americano.

"As ameaças situadas a longo alcance representam 20% das ameaças contra a nação, e elaboramos soluções (para enfrentá-las) incluindo um aperfeiçoamento do sistema S-200 que foi testado", indicou o general, citado pela agência oficial IRNA.

Fonte: AFP