Depois de conversar com o presidente da França Nicolas Sarkozy, durante reunião do G20, em Seul, semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que se reunirá com a presidente eleita, Dilma Rousseff, e com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para finalmente bater o martelo sobre a compra de caças para as Forças Armadas.

Rafale F-3 Dassault (França)
Raio de combate 1.800 km
Velocidade máxima 2.100 km/h
Motores 2 (sNeCMa M882)
Peso máximo de armamentos 8 toneladas
Ponto forte: Foi muito usado no Afeganistão, além disso o Brasil já tem aliança na área com a França: está comprando helicópteros e submarinos e o avião possui versão naval capaz de ser usada pela marinha no porta aviões São Paulo. Ponto fraco: É apontado por especialistas como o mais caro e só a França usa o equipamento.

Os aviões de combate Rafale construídos pela francesa Dassault competem com o americano F/A-18 Super Hornet (Boeing) e com o sueco Gripen NG (Saab) por um contrato de bilhões de dólares para a compra de 36 caças pelo Brasil.

Lula tem demonstrado preferência pelos aviões franceses, mas como seu governo está no fim, quer tomar a decisão em conjunto com Dilma.

"Acho que é uma decisão importante também e é daquelas decisões que eu não posso tomar [sozinho] faltando um mês e meio para terminar meu mandato porque é uma coisa de longo prazo. Conversei [com Sarkozy]. Vou conversar com a Dilma também, com o Jobim e com vocês da imprensa", disse, em entrevista no Palácio do Planalto.

Mônica Bergamo: Sarkozy é um dos primeiros a confirmar presença na posse de Dilma
Lula conversa com Sarkozy e sinaliza por escolha de Rafale

Fonte: UOL