A Índia testou com sucesso nesta quinta-feira seu míssil de curto alcance com capacidade de transportar ogivas nucleares, lançado de base balística no leste do país, segundo informaram fontes da Defesa do país.

Com capacidade para atingir um alvo a 700 km de distância, o Agni I foi lançado por membros do Exército às 10h10 do horário local (2h40 de Brasília) da ilha de Wheeler, situada no estado de Orissa, segundo as agências Ians e PTI.

O míssil balístico terra-terra pesa 12 toneladas, mede 15 metros e tem capacidade para carregar ogivas nucleares de até uma tonelada.

Em março coorreu o último lançamento de ensaio com o Agni I - já incorporado ao arsenal das Forças Armadas -, mas a Defesa indiana realiza novos testes de tempos em tempos.

O míssil faz parte de uma família de versões com diferentes alcances: o Agni I está preparado para a defesa contra o Paquistão (entre 700 e 800 quilômetros de alcance), enquanto o Agni II e o Agni III (entre dois mil e três mil quilômetros de alcance, respectivamente) alcança a China.

Fonte: Terra