O Pentágono chegou a um acordo de US$ 3,5 bilhões com a Lockheed Martin para a compra de 31 aviões de combate F-35, anunciou a multinacional americana nesta sexta-feira.

O contrato prevê a entrega de 30 aviões para Força Aérea e Marinha e um avião que o Pentágono revenderá para o Exército britânico, indicou a Lockheed Martin em comunicado, acrescentando que há a possibilidade de os Países Baixos receberem um dos aviões.

A encomenda é a quarta entrega de um acordo a longo prazo entre a companhia e o Departamento de Defesa americano.

Acima: Os velhos caças F-15A e C deverão ter alguns esquadrões substituidos por caças F-35. Inicialmente a substituição destes aviões de 35 anos, seria feita pelo poderoso F-22A Raptor, porém, seus custos escandalosos foram pesados demais até para a força aérea mais rica do mundo.

Os Estados Unidos planejam equipar suas Forças Armadas com mais de dois mil F-35, desenvolvidos em coordenação com empresas britânicas, para substituir sua envelhecida frota de F-16 e F-18.

O Pentágono revisará na segunda-feira o orçamento para o programa, cujo custo estimado é de US$ 382 bilhões ao longo de duas décadas.

O programa F-35 emprega diretamente ou indiretamente 127 mil pessoas nos mais de 900 centros da Lockheed Martin em 45 estados americanos, segundo a companhia.

Fonte: Terra