Cientistas de Taiwan revelaram nesta terça-feira (14) uma tecnologia de microchip que, segundo eles, marca um avanço no armazenamento de memória em espaços ainda menores. Os pesquisadores esperam levar a tecnologia aos dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets.

Segundo Yang Fu-liang, diretor-geral do laboratório, usando essa tecnologia, um chip do tamanho de 1 centímetro quadrado será capaz de armazenar 1 milhão de fotos ou 100 horas de filmes em 3D.

Cientista mostra o tamanho do novo microchip em
comparação com outros. Tecnologia permitirá armazenar 1 milhão de fotos. Chip tem 20 vezes mais capacidade que outros no mercado.(Foto: Patrick Lin, AFP)

Os cientistas produziram um microchip de apenas 9 nanômetros – um nanômetro equivale a um bilionésimo de 1 metro. “Se costumava acreditar que 20 nanômetros era o limite para a tecnologia de microchip”, disse Ho Chia-hua, chefe da equipe que está por trás do projeto no laboratório “National Nano Device”.

Um chip usando a nova tecnologia tem cerca de 20 vezes maior capacidade de armazenamento em comparação com os dispositivos disponíveis no mercado, e consome apenas um ducentésimo da eletricidade, disseram os cientistas.

Fonte: G1