Já foram entregues ao Governo da Mauritânia cinco aviões Embraer EMB-312F "Tucano", que tinham sido retirados de serviço e estavam estocados. As aeronaves têm ainda dois terços da sua vida útil estrutural pela frente e antes da entrega passaram por completa revisão nas oficinas da empresa Aeromecanique, em Marignane. Receberam novos rádios e encaixes para canhões. Os aparelhos da Force Aerienne Islamique de Mauritanie estão agora baseados em Atar, na região noroeste do país africano, onde cumprem missões de ataque armado contra guerrilheiros do AQMI - Al Quaeda au Maghreb, um grupo armado que atua na fronteira do país com atos de sabotagem.

Os Tucanos franceses estão baseados em Salon de Provence no sul do país, próximo a Marselha, na École de l`Air, onde cumprem missões de instrução destinadas aos pilotos que voarão na aviação de caça francesa. Durante o curso, os alunos realizam cerca de 76 horas de vôo em missões que vão de vôos em formatura, navegações VFR, IFR, noturnas e a baixa altura. Completado este curso, os pilotos seguem para Tours, onde realizam o curso de caça na École de Chasse onde passam a voar o Dassault Alpha Jet.


O Tucano França substituiu na função, o saudoso Potez CM 170 Fouga Magister. Recentemente as 36 aeronaves que estavam em operação, mais as cerca de 10 que estavam estocadas, foram retiradas de serviço, em virtude de alterações no formato da sequência de instrução francesa, mesmo ainda tendo um bom tempo de vida útil das células.


A retirada dos Tucanos de serviço no Armée de l´air se dá em razão das mudanças no treinamento dos pilotos franceses, onde a instrução e a pré-especialização em transporte ou caça devem ser realizados em modelos Grob e Epsilon, em Cognac.





Fonte: Aerobussines (Roberto Pereira)