As três maiores empresas israelenses fabricantes de veículos aéreos não tripulados (VANT) apresentaram recentemente propostas para a Força Aérea do Chile (FACh).

Dois VANTs Aerostar da Aeronautics Defense Systems, manejados por uma equipe israelense, realizaram voos no Chile em março passado cobrindo áreas atingidas pelo forte terremoto que abalou o país andino em fevereiro.

A Aeronautics Defense Systems está oferecendo para a FACh o Aerostar C. A Elbit Systems está promovendo seu Hermes 450 e pode também propor o novo Hermes 900, um VANT de maior capacidade que o anterior. Já a Israel Aerospace Industries (IAI) lançou oferta envolvendo uma variante do Heron. Sabe-se que oficiais chilenos estiveram visitando recentemente as três empresas citadas para familiarizar-se com os equipamentos.

A FACh possui uma certa tradição em adquirir material militar israelense, entre eles, o avião de vigilância Boeing 707 Condor equipado com radar embarcado de alerta antecipado fornecido pela Elta Systems, subsidiária da IAI.

Fonte: T&D