Agendada para fevereiro de 2011, última missão do ônibus espacial levará ao espaço o andróide Robonaut 2 numa viagem com bilhete só de ida.

A Nasa revelou que planeja incluir o robô Robonaut 2, também chamado de R2, na tripulação da missão STS-133 do ônibus espacial Discovery, com lançamento previsto para 3 de fevereiro de 2011.

Caso a missão realmente ocorra - ela já foi adiada várias vezes, a última delas em novembro -, será a primeira vez que um humanóide será lançado ao espaço, ressalta a agência espacial americana. A intenção é testar seu funcionamento sob microgravidade.

O Robonaut 2 foi desenvolvido em conjunto pela Nasa e General Motors. Seu corpo consiste de uma cabeça, tronco, dois braços, duas mãos e rodas para locomoção. As mãos do robô imitam as mãos humanas, o que facilitará o uso de ferramentas já utilizadas pelos astronautas.

Se o Robonaut 2 passar no teste, ele poderá ser utilizado em tarefas monótonas ou perigosas, esclarece a Nasa. Porém, ao contrário dos filmes, ele não viajará ligado, mas sim como carga.

"O R2 será lançado dentro do módulo multiuso permanente, junto com suprimentos e equipamentos", afirma a agência, no site. "Quando o R2 for desempacotado - provavelmente, vários meses depois de ter chegado - ele será ativado dentro do laboratório Destiny para testes operacionais. Nao há planos para o R2 voltar à Terra", diz o texto.

Comandada pelo astronauta Steven Lindsey, a tripulação contará, além do robô, com mais cinco membros - um piloto e quatro especialistas. A missão de 11 dias será a última da nave Discovery, que será aposentada, afirma a agência.

Fonte: IDG Now! - Foto: Divulgação - Via: Noticias Sobre Aviação