A Bolívia está prestes a receber seis jatos de combate leve K-8 Karakorum de fabricação chinesa que serão utilizados pata o conbate ao narcotráfico, informou o chefe da Força Aérea da Bolívia nesse dia 18 de janeiro.

O Comandante da Força Aérea da Bolívia General Tito Gandarilla disse a imprensa local que os jatos K-8 Karakorum devem chegra na Bolívia em abril, e foram adquiridos através de um contrato avaliado em US$ 58 milhões.

As aeronaves, adquiridas através de um empréstimo da China, serão as primeira do tipo na Bolívia, que atualmente só possui aeronaves de treinamento e de transporte.

Três aeronaves K-8 destinadas para Força Aérea da Bolívia ainda na linha de montagem em Chengdu.

Gandarilla explicou que os jatos “possuem uma vida operacional de 15 a 20 anos” e tem a capacidade de interceptar aeronaves ilegais que “entram no espaço aéreo boliviano sem autorização.”

As aeronaves serão utilizadas basicamente na região de Cochabamba, no centro da Bolívia, onde existem grandes plantações de coca utilizada para fabricar a cocaína.

O governo boliviano também planeja adquirir 10 helicópteros de carga fabricados na Rússia para serem utilizados pela polícia.

Em 2008, o Presidente Evo Morales ordenou que a Administração de Combate às Drogas dos EUA deixassem o país após esta ter acusado o governo boliviano de cooperar com o tráfico de drogas no país.

O Departamento de Estado dos EUA identificou a Bolívia como sendo um dos maiores produtores e exportadores de cocaína do mundo.

Fonte: CAVOK