Dois helicópteros civis Super Puma com registros franceses pousaram hoje em Malta, juntamente com dois caças Mirage F1 monoplaces da Força Aérea da Líbia. Nos helicópteros haviam 4 pessoas em um deles e no outro mais 3 pessoas. Os caças Mirage solicitaram o pouso já com pouco combustível nos tanques. Os pilotos, ao que tudo indica, deserdaram da Líbia após receberem ordens para disparar contra os manifestantes em Bengazi.



Um dos dois caças Mirage F1 da Força Aérea da Líbia após pouso em Malta, equipado com lançadores de foguetes

Os caças Mirage F1 chegaram em Malta após seus pilotos deserdarem da Líbia

Os dois Mirage F1 pilotados por coronéis da força aérea líbia saíram de uma base perto de Trípoli, voaram abaixo dos radares até sairem do território. Eles fizeram contato com o aeroporto de Valletta, na ilha do Mediterrâneo, e fizeram um pouso não previsto. Lá, eles pediram asilo político.

As aeronaves militares estão sendo mantidas no Aeroporto Internacional de Malta, de acordo com práticas legais. Os dois pilotos estão passando por interrogatório policial para buscarem maiores informações.

Fontes indicam que os pilotos inicialmente solicitaram reabastecimento, mas no entanto disseram que o pouso foi inesperado.

Os passageiros dos helicópteros seriam franceses. Fontes disseram que os helicópteros “escaparam da Líbia sem liberação oficial”.

Apesar do caos que existe atualmente na Líbia, parece que dentre os passageiros que partiram nesse voo, apenas um levava passaporte. A polícia local está checando as identidades dos passageiros enquanto estão no aeroporto.

Fonte: Cavok - Via: Mundo da Aviação