O Itamaraty informou, por meio de nota, que partiu na tarde desta quarta-feira do Porto de Pireu (Atenas, Grécia) um navio de grande porte com destino a Bengazi, onde um grupo de 148 brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades aguardam evacuação. O Ministério das Relações Exteriores, por intermédio da Embaixada do Brasil na Líbia, e em estreita coordenação com as empresas brasileiras com funcionários na Líbia, busca viabilizar, no menor tempo possível, a retirada de cidadãos brasileiros que se encontram nas cidades de Trípoli e Bengazi.


Segundo a nota, foram obtidas junto às autoridades líbias as autorizações necessárias para a aterrissagem, no aeroporto de Trípoli, de cinco voos fretados pelas empresas para o embarque de seus funcionários, hoje e amanhã. A Embaixada do Brasil na Líbia permanece em contato permanente com a comunidade brasileira naquele país.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta quarta-feira estar confiante de que os esforços para resgatar os brasileiros na Líbia serão bem-sucedidos. Segundo o ministério, há entre 500 e 600 brasileiros na Líbia, a maioria residentes. Todos estão bem, de acordo com o Itamaraty.

— Sem dar mais detalhes, eu estou muito confiante de que os nossos esforços para retirar do país aqueles que desejam partir serão bem-sucedidos — disse Patriota, após um encontro com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em Washington.

Na terça-feira, cinco brasileiros foram retirados do país norte-africano em um avião da Força Aérea portuguesa.

Fonte: ZERO HORA