A fabricante do caça Rafale e dos jatos executivos Falcon, a Dassault Aviation SA, está discutindo a venda do caça de combate com oito potenciais compradores, disse o CEO Charles Edelstenne aos congressistas franceses.


Prospecções das primeiras vendas do Rafale para fora da França são as melhores desde que a Dassault Aviation perdeu a competição no Marrocos em 2007, disse Edelstenne ao comitê de defesa da assembléia nacional francesa em testemunho fornecido no dia 2 de fevereiro e divulgado pelo site do comitê nessa quinta-feira, dia 10.

Acima: O Rafale tem um dos mais avançados cockpit entre os caças de 4º geração. Os instrumentos analógicos foram completamente substituidos por equipamentos digitais, visando diminuir a carga de trabalho do piloto.

“A atual situação pode ser resumida numa frase: Nós não perdemos nada ainda, mas não ganhamos nada” nos mercados de exportação, disse Edelstenne. “Três anos atrás, após perder no Marrocos, nós não tínhamos prospecções. Hoje, nós temos oito.”

Os jatos Falcon agora representam cerca de 75% do faturamento da Dassault Aviation devido a ausência das exportações do caça francês, disse Edelstenne. O crescimento no mercado de jatos executivos foi pequeno devido a recessão nos EUA e Europa, resultando em 163 pedidos cancelados em 2009, disse ele.

A fabricante antigamente fabricava os caças Mirage, que tiveram cerca de 75% das unidades fabricadas exportadas pelo mundo.

Edelstenne não listou os países que estão considerando o Rafale. Mas o Ministro de Finanças da França, Francois Baroin, disse hoje numa coletiva de imprensa que a França está “confiante” na vitória no Brasil, apesar de reportagens no Brasil informarem que a nova presidente Dilma Rousseff agora prefere o caça norte americano Super Hornet da Boeing. Autoridades francesas estão discutindo a possível venda para os Emirados Árabes Unidos, disse um membro da defesa no dia 15 de dezembro, após o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, se encontrar com o Príncipe herdeiro da coroa de Abu Dhabi, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

Taxa de Produção

Os militares franceses, os quais prometeram adquiri um total de 286 caças Rafales, estão recebendo uma aeronave por mês, ou 11 por ano, com Edelstenne dizendo aos congressistas que é “o mínimo do ponto de vista industrial” para manter a produção aberta.

Baseado nas 180 encomendas firmes do caça e 93 aeronaves entregues até o final de 2010, a produção poderá continuar ainda por oito anos, podendo ampliar o período para 10 anos se todos 286 caças Rafales forem adquiridos, e entre 25 a 30 anos se os caças conseguirem ser vendidos no exterior, disse ele.

Fonte: Bloomberg – Via: Cavok

NOTA: Os 8 Paises são: Brasil, Índia, Emirados Árabes Unidos, Bulgária, Líbia, Suíça, Republica Theca e Kuwait.