A tensão política vivida pela população do Bahrein nas últimas semanas causou o adiamento do GP de Fórmula 1 no país, que abriria a temporada 2011 no dia 13 de março, confirmaram os organizadores, nesta segunda-feira.

O site Gulf News já havia noticiado que o chefão da categoria, Bernie Ecclestone, pediu aos dirigentes a postergação da prova. Porém, ainda não foi confirmada uma nova data ou se o GP será cancelado. Assim, por enquanto, a primeira corrida de 2011 da Fórmula será na Austrália, em 27 de março.

"Nós sentimos que era importante para o país focar em seus problemas imediatos de interesse nacional", disse o príncipe Salman bin Hamad bin Isa Al-Khalifa, um dos organizadores do GP barenita. "A prioridade do Bahrein é superar a tragédia, sanar as divisões e redescobrir a teia que junta este país. Para lembrar o mundo do melhor que o Bahrein é capaz de produzir como um nação unida novamente".

Os protestos concentram-se na capital do país, Manama, onde está localizado o circuito internacional. A situação é agravada pela disputa entre os xiitas, a maioria do povo, e os sunitas, que governam o país. Pelo menos quatro pessoas morreram nesta segunda-feira em confrontos com a polícia e vários ficaram feridos nos últimos dias.

Fonte: MSN