Dois caças F-2 e um jato de treinamento T4 danificados na Base Aérea de Matsushima após a passagem do tsunami que davastou a costa nordeste do Japão.

O mais forte terremoto que atingiu o Japão sacudiu a costa nordeste do país na sexta-feira, disparando uma série de tsunamis, incluindo uma parede de água de 10 metros que deixou embaixo d’água áreas residenciais e plantações, além de arrastar por grandes distâncias pessoas, carros, veículos, barcos, navios e aeronaves, muitas delas da Força de Auto-Defesa Aérea do Japão (JASDF) que perdeu vários de seus caças Mitsubishi F-2.

Cerca de 18 caças F-2 da Força de Auto-Defesa Aérea do Japão ficaram danificados após a passagem do tsunami.

A tsunami de 10 metros foi observada com mais intensidade no aeroporto de Sendai, na província de Miyagi, onde o terremoto de 8,9 de magnitude sacudiu a região e deixou submerso o pátio de aeronaves do único aeroporto.

Na imagem acima, ao fundo, três caças F-2 do Japão são levados pela correnteza da água criada pela tsunami que atingiu o Japão na sexta-feira, dia 11.

A Base Aérea de Matsushima, da Força de Auto-Defesa Aérea do Japão, localizada em Miyagi, foi inundada com água do mar, danificando 18 caças F-2 e deixando inúmeros outros caças possivelmente inutilizados, informou o Ministério de Defesa do Japão.

Fonte: CAVOK